Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    3ª Turma inaugura novo projeto de sustentações orais por videoconferência

    O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) inciará um novo projeto para a realização de sustentações orais pelo sistema de videoconferência. O objetivo é permitir que advogados do interior do Estado participem de sessões de julgamento no segundo grau sem a necessidade de deslocamentos aos prédios da Justiça do Trabalho. A fase-piloto será na 3ª Turma Julgadora, e o primeiro teste da nova tecnologia ocorrerá durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), às 14h. A iniciativa atende a uma solicitação da OAB-RS e ao disposto no novo Código de Processo Civil.

    As sustentações orais por videoconferência já eram possíveis na 3ª Turma desde 2012, mas limitavam-se a processos originários de Santo Ângelo e Santa Maria. Para participar, os advogados precisavam comparecer às unidades desses municípios, e utilizar os equipamentos disponibilizados pela própria Justiça do Trabalho.

    Nesta nova fase do projeto, não haverá a necessidade de deslocamentos do usuário. A infraestrutura para a utilização da videoconferência ficará a cargo do próprio advogado, que precisará apenas de um microcomputador ou notebook equipado com microfone, webcam e acesso à internet. A sustentação oral por videoconferência poderá ser solicitada para qualquer processo em julgamento, desde que o advogado possua domicílio profissional fora de Porto Alegre.

    A primeira sessão de julgamentos da 3ª Turma com o novo sistema de videoconferência contará com a presença da presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, e de representantes da OAB-RS, da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (Satergs), da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), e da Associação Brasileira de Advogados Trabalhista (Abrat).

    Requerimento on-line

    O requerimento de sustentação oral por videoconferência poderá ser feito pelo advogado até às 18h do dia anterior ao da sessão, por meio do formulário eletrônico disponível no link Sustentação Oral Solicitação On Line, no site do TRT-RS. Após fazer o pedido, o advogado receberá por e-mail as instruções para participar da sessão. As hipóteses de cabimento e o tempo de duração da sustentação oral obedecerão às disposições legais e regimentais.

    Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)

    • Publicações6219
    • Seguidores631004
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/3a-turma-inaugura-novo-projeto-de-sustentacoes-orais-por-videoconferencia/373469530

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)