Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em audiência pública na Câmara dos Deputados, desembargadora Cleusa fala sobre a consulta prévia aos juízes nas eleições do TRT-RS

    A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, participou, nesta quinta-feira, em Brasília, de audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 187/2012. O texto, de autoria do deputado Wellington Fagundes, propõe alteração na alínea a do inciso I do art. 96 da Constituição, de modo a instituir a eleição direta de cargos diretivos em Tribunais (exceto os da Corregedoria), com a participação de juízes de primeiro grau na votação. A audiência ocorreu na Câmara dos Deputados e foi promovida pela Comissão Especial que trata da PEC.

    Na ocasião, a magistrada gaúcha apresentou a experiência do processo eleitoral do TRT-RS. Em 2013, o Tribunal instituiu a consulta prévia aos juízes de primeira instância sobre os candidatos indicados à Presidência e à Vice-Presidência, assim como os concorrentes à Direção e à Vice-Direção da Escola Judicial. A consulta não é vinculativa, ou seja, não necessariamente deverá representar o resultado da eleição – processo do qual, atualmente, apenas os desembargadores votam. Entretanto, naquela oportunidade, os resultados coincidiram. As duas magistradas mais votadas na consulta à primeira instância – a própria desembargadora Cleusa (166 votos) e a desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse (127 votos) – foram eleitas presidente e vice-presidente, respectivamente. Mesmo não se tratando de eleição direta, a instituição da consulta prévia foi considerada um avanço no processo de democratização das eleições do TRT-RS. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro deste ano, acontecerá a consulta sobre os candidatos a presidente e vice-presidente do biênio 2016-2017, e aos cargos diretivos da Escola Judicial para o mesmo período.

    Na sua apresentação, a presidente do TRT-RS declarou ser favorável à eleição direta nos Tribunais. “Defendo a democratização interna do Judiciário, importante no Estado Democrático de Direito. Os juízes de primeiro grau são agentes do Estado e estão em condições de igualdade para escolher os diretores dos Tribunais”, afirmou a desembargadora.

    A audiência pública foi conduzida pelo deputado Lincoln Portela, presidente da Comissão Especial que trata da PEC nº 187/2012. Além da desembargadora Cleusa, também participou como expositor na audiência o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro José Mello Padilha.

    Conforme o texto da PEC, a alínea sobre a eleição direta não se aplica ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais Regionais Eleitorais.

    • Publicações6219
    • Seguidores631013
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-audiencia-publica-na-camara-dos-deputados-desembargadora-cleusa-fala-sobre-a-consulta-previa-aos-juizes-nas-eleicoes-do-trt-rs/235211763

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)