Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Máquinas inconformes com a NR 12 não devem ir a leilão, alerta juiz do Trabalho

    O juiz do Trabalho Raul Zoratto Sanvicente, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, representou a Justiça do Trabalho gaúcha no lançamento do Manual Técnico NR 12: Princípios Básicos de sua Aplicação na Segurança do Trabalho em Prensas Similares. O evento aconteceu no dia 31 de maio, na Fiergs, em Porto Alegre.

    O manual foi elaborado pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. Seu objetivo é orientar empresas e empregados sobre a correta aplicação da Norma Regulamentadora nº 12, a NR 12, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. A publicação foi coordenada pela advogada Beatriz Santos Gomes e desenvolvida por um grupo de profissionais liberais e representantes das empresas associadas à Abimaq. O manual também foi traduzido para as línguas inglesa, italiana e alemã, para que suas diretrizes sejam observadas por fabricantes internacionais de máquinas e equipamentos que exportam para o Brasil.

    De acordo com Raul Sanvicente, também titular da 30ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, unidade especializada em acidentes laborais, a NR 12 é muito avançada e deve ser cuidadosamente observada. Os próprios magistrados devem estar atentos à NR 12 em atos de penhora de bens. Muitas empresas estão indicando máquinas inconformes para penhora. Esses equipamentos acabam chegando a empresas com condições precárias de trabalho e causando acidentes. O destino de máquinas informes com a norma deve ser a sucata, defende o magistrado.

    • Publicações6219
    • Seguidores631003
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1302
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maquinas-inconformes-com-a-nr-12-nao-devem-ir-a-leilao-alerta-juiz-do-trabalho/3145219

    Informações relacionadas

    COAD
    Notíciashá 9 anos

    NR 12 que trata de Máquinas e Equipamentos sofre alteração

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal Superior do Trabalho TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA: AIRR XXXXX-77.2015.5.02.0433

    Notíciashá 15 anos

    Golpistas se utilizam de tribunais arbitrais para extorquir

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)